Asseguramos a prestação de serviços na área da Geologia e Geotecnia, promovendo o controlo de qualidade, a investigação e o desenvolvimento de novas técnicas.
A Perfuração de Exploração é usada no setor mineiro para sondar o conteúdo de depósitos de minério conhecidos ou para explorar locais com potencial valor geológico/comercial. A perfuração de exploração permite que os geólogos extraiam e examinem perfis de amostras na superfície com impacto ambiental reduzido e custos mais baixos.
Oferecemos os seguintes serviços de prospeção:
As cabeças de perfuração sónica enviam vibrações de alta frequência pela coluna de perfuração até a broca, enquanto o operador controla essas frequências para se adequar às condições específicas da geologia do solo/roch
A ressonância aumenta a amplitude da broca, o que fluidiza as partículas do solo na ferramenta de corte, permitindo uma penetração rápida e fácil na maioria das formações geológicas. Uma mola pneumática interna isola essas forças vibracionais do resto do equipamento de perfuração.
Ao fornecer as forças rotacionais e vibracionais necessárias, a sonda sónica é capaz de perfurar qualquer tipo de material de cobertura, furando onde a maioria das outras sondas não conseguem.
Realizamos Estudos Geológicos preliminares, na Identificação regional de alvos mineralógicos. Contamos com o apoio de parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas (nomeadamente com o IGEO Instituto Geológico de Angola), para a realização de ensaios geoquímicos às amostras recolhidas, com vista à caracterização dos maciços e o seu zonamento em termos de teores de minério.
Damos apoio à área de engenharia civil, nomeadamente através da realização de estudos geotécnicos que visam a obtenção de informação sobre as características físicas do solo/rocha, nos locais onde se pretendem instalar estruturas ou executar aterros, ou para a reparação de aterros/estruturas danificadas, causadas por problemas subsuperfíciais dos terrenos que os suportam.
Metodologias de furação utilizadas:
Para caraterização geotécnica dos terrenos atravessados, são realizados ensaios in situ, em curso de sondagem, ensaios de penetração dinâmica (SPT).
I – Recolha de Amostras indeformadas:
II – Ensaios DPSH, CPT(u)
III – Ensaios hidráulicos (Lefranc e Lugeon)
Complementarmente aos estudos Geotécnicos realizados, o Laboratório de Materiais da ESA, encontra-se capacitado para a realização de mais de 50 ensaios diferenciados, em solos, agregados e rochas, através de equipamentos e tecnologia de última geração e de uma equipa técnica com capacidade de resposta às necessidades de cada projeto geotécnico.
SOLOS / AGREGADOS