Foi hoje reinaugurado o Colégio Público 3042, também conhecido por Angola e Cuba, situada no município do Cazenga, província de Luanda, que foi totalmente reformada pela empresa de ESA – Engineering Services Angola, com 20 salas de aulas, e capacidade para 3 mil alunos.
As obras de reabilitação da escola tiveram início em Agosto de 2019, com prazo de entrega para Fevereiro de 2020, conforme acontece.
A reinauguração foi protagonizada pelo Governador da província de Luanda, Luther Rescova, e contou com a presença de várias individualidades governamentais e da sociedade civil, com destaque para a presença da Embaixadora de Cuba em Angola, que proferiu um discurso carregado de satisfação por presenciar a reabertura daquela instituição, que representa as boas relações que existem entre os países amigos.
A Escola ficou abandonada durante 10 anos por estado avançado de degradação, que levou a população a usar o local como depósito de lixo e refúgio de marginais. A acentuada degradação levantou a possibilidade de derrubar a estrutura. Por se tratar de um marco histórico, o governo provincial procurou empresas com capacidade técnica e planos de engenharia exequíveis para salvar aquele monstro adormecido, conforme afirmou o Governador provincial.
A ESA, pela sua vasta e sólida experiência em Obras públicas e Construção civil, foi a empresa selecionada para planear e executar a total reabilitação do edifício de 4 pisos, num prazo recorde de 6 meses, sendo 2 meses dedicados ao levantamento e limpeza da escola.
O edifício contou com uma profunda reabilitação em que a técnica construtiva e os materiais aplicados asseguram uma imagem arquitetônica de qualidade, obedecendo aos regulamentos em vigor e às regras da boa arte destaca-se a substituição de todas as redes técnicas, como electricidade, abastecimento de água e esgoto e a inclusão de rede de detecção de incêndio, conforme explicou o Arq. Bruno Ferreira, Director Comercial da ESA.
Esta é mais uma obra realizada pela ESA, entregue dentro dos padrões e conformidades vigentes, no prazo estabelecido.
ESA – We Make
Antes da reforma:
Depois da reforma:
Reinauguração: